domingo, 9 de setembro de 2012

HORTA: DECORAÇÃO E SUSTENTABILIDADE

Se você acha que ter horta é só pra quem mora em casa e tem quintal, está muito enganado. Além de decorar seu apê, você vai ter temperinhos sempre frescos e sem agrotóxicos! Então, que tal montar a sua própria horta de apartamento? Encontrei algumas ideias bacanas de horta para apartamento. São cinco posts com passo-a-passo pra você criar sua horta.  Inspire-se!



A ausência de áreas ajardinadas ou a falta de espaços de terra nas residências não servem de desculpas para o cultivo de uma charmosa, cheirosa e apetitosa horta caseira.
As hortaliças, os temperos aromáticos e até mesmo ervas medicinais podem ser cultivadas em pequenos espaços.


O cultivo da horta traz o aprendizado às crianças, hoje tão distantes do campo com animais e plantações típicos e presentes na infância dos mais velhos.
Podemos integrá-las ao progresso da pequena horta, do plantio, do germinar, do colher, além de vivenciarem na prática e com simplicidade a conexão do ser humano com a natureza.


Atualmente as hortas podem se desenvolver em jardins verticais e horizontais, varandas, janelas, parapeitos, quintais, lavanderias, em cachepots, vasinhos, jardineiras e suportes próximos à cozinha ou no espaço gourmet de apartamentos.

Na prática dessa cultura, mesmo que em pequena escala, retomamos o prazer de mexer com a terra, com o germinar das sementes, o acompanhamento caprichoso da produção, e a delícia da colheita de ingredientes frescos e orgânicos que dão sabor e beleza a nossa culinária, enfim, a descoberta dos benefícios terapêuticos de cuidar de plantas em casa.


Devem ser implantadas de preferência voltadas à face norte, onde recebam pelo menos cinco horas de luz solar diária e fiquem abrigadas do vento. Cuidado com a rega, o excesso ou falta dela podem comprometer a muda, em geral até a germinação da semente ou a pega da muda é necessária a rega duas vezes ao dia, coloque o dedo na terra, se estiver úmida não regue evitando encharcar a terra e “afogar” a mudinha, depois da pega, basta uma rega diária de preferência pela manhã. Procure plantar uma espécie por recipiente.
As ervas são decorativas, cheirosas e as que crescem bem em hortas caseiras, são o manjericão (ocimum basilicum), cebolinha (allium fistulosum), orégano (origanum vulgare), salsinha (Petroselinum sativum), tomilho (thymus vulgaris), coentro (coriandrum sativum), hortelã (Mentha sp), melissa (melissa officinalis), e boldo (Plectranthus barbatus).


Sempre que uma caneca ganha uma lasquinha na borda, a chef Letícia Massula, da Cozinha da Matilde, transforma a peça em vaso de ervas. “Faço uma perfuração no fundo com furadeira – operação que exige cuidado. Depois cubro o furo com uma camada de pedrinhas e, por cima, coloco terra de boa qualidade”, conta. Os temperos orgânicos são comprados na Sabor de Fazenda e duram cerca de três meses. “O ideal é levá-los para tomar sol no quintal todos os dias”, explica. No parapeito da janela, os azulejos de demolição, que remetem aos anos 1970, foram encontrados em duas lojas: Museu do Azulejo e Museu dos Azulejos. Reaproveite também garrafas de licor vazias – elas viram belos enfeites decorativos.


Então, leia os posts e mãos à obra!



Nenhum comentário: