quinta-feira, 18 de outubro de 2012

PÉROLAS


De todas as definições sobre a pérola, que eu achei interessante e me fez pensar foi: "as pérolas são produtos da dor." O que não deixa de ser verdade, mas o fato é que estas pequenas "bolinhas brilhantes" exercem um grande fascínio sobre as mulheres desde a antiguidade. 
Antigamente, as pérolas eram consideradas tesouros com valor inestimável pela sua beleza, magia e porque eram de difícil acesso e tidas como mágicas e poderosas. A produção de pérolas cultivadas começou apenas no início do século passado, o que tornou a pérola muito mais acessível. Antes da criação das pérolas cultivadas, as pérolas naturais eram tão raras e tão caras que ficava reservada apenas para membros da nobreza e pessoas muito ricas.
O nome "pérolas" vem do romano e significa formato de lágrima.


Como são formadas as pérolas?

As pérolas são uma gema orgânica e nascem das ostras, um molusco, corpo animal macio, com um exterior casca dura. A maioria das pessoas conhecem estes animais como ” Ostras “.
Mas a verdade é que existem mais de 100 mil tipos diferentes de moluscos no Terra, a maioria dos moluscos que crescem as pérolas são do tipo não comestíveis.
Oyster pearlQuando o corpo estranho penetra na membrana do molusco, causa irritação, e para defesa liberta essa secreção isolada para calcificação similar a parte interna da concha. 
Este é o processo que dá origem à formação de uma pérola cujo tamanho varia de acordo com o tempo que é exposto o corpo estranho ao deposito de Madrepérola e da resistência do corpo estranho no animal e das condições climáticas do meio ambiente.
No início do século 20, foi desenvolvida uma técnica que instiga e acelera o processo, dando origem a pérolas cultivadas. Essa técnica consiste na introdução de um corpo estranho no interior da ostra, corpo este de tamanho maior que um grão de areia, o que faz com que a pérola atinja o tamanho desejado mais rapidamente.
Algumas pessoas têm a ideia errada de que pérolas cultivadas são falsas. Não! Elas apenas recebem do homem uma "ajuda" para o processo que poderia acontecer de forma natural realmente se concretize.

Cores de Pérolas

Pérolas, cores e tipos

Existem diversos tipos de pérolas, que variam em cor, forma ou cultivo. Veja abaixo algumas:

  • Pérolas de Água Doce
As pérolas de água doce encontram-se ou são cultivadas, em moluscos de água doce, em lagos, rios ou lagoas. São, normalmente, pérolas com formas muito irregulares, no entanto também se encontram pérolas de água doce perfeitamente esféricas. Estes tipos de pérolas de água doce podem ser encontradas em um leque muito variado de cores maravilhosamente bonitas e iridescentes. As mais encontradas ao longo do rio Mississípi são as pérolas negras, mas também se conhece a existência de tipos pérolas de água doce da cor rosa, branca, e vermelha.

  • Pérolas de Água Salgada
As pérolas de água salgada são cultivadas em ostras de água salgada. Estes tipos de pérolas também podem ter um formato de madrepérola bastante irregular, especialmente se forem totalmente naturais, embora as melhores culturas sejam conhecidas pelos tipos de pérolas com forma regular, esférica e com aspecto delicado.



EXISTEM DIFERENTES TIPOS DE PÉROLAS:

Pérolas Akoya
Pérolas clássicas cultivadas, muito populares e excelente reputação. 
Originárias do Japão, China e Coréia.


Pérolas Negras
Raras e valiosas, por serem negras naturalmente (sem processo de tingimento)
Cultivada em Mares do Sul e Japão.


Pérola do Mar do Sul
As mais desejadas de todas as pérolas.
Cultivadas ao sul da Indonésia, norte da Austrália e sul das Filipinas.



Pérola de Água-Doce
Cultivada em lagos de água-doce em Kyoto, na Ilha de Honshu, no Japão e na China. Encontram-se em formas, tamanhos e cores muitíssimo variados.



Pérola Arroz
Cresce dentro dos órgãos reprodutores da ostra.Encontram-se em um grande número de irregularidades em seu pequeno formato.


Pérola Blister
Formam-se em camadas recobertas de madrepérola, por deslizarem para dentro do manto da concha.
Se a pérola se origina com um crescimento verrugoso na face interna da concha, deverá ser separada da mesma, formando uma peça semi-esférica.


Pérolas Barrocas 
São as que receberam um núcleo de formato irregular. 
Pérolas Mabe 
São as meia pérolas, ou seja, seu núcleo é uma meia esfera.
Encontram-se nos mais diversos tipos de cores e formas (oval, semi-esférica, coração, gota e outros).


Pérolas de Mallorca
São cultivadas na Ilha de Mallorca. Utiliza um processo de fabricação artesanal de mais de 100 anos, seguindo o mesmo principio das pérolas de ostra, criadas a partir de um núcleo. Esse núcleo é criado a base de Opalina, um componente que proporciona peso e densidade muito parecidos ao das pérolas cultivadas, isto faz que que as peças tenham um caimento especial, resultando em um design superior.

Brincos

 Pérola Shell 
É uma imitação de Pérola natural ou cultivada, no mercado usualmente são compostas internamente de vidro ou plástico pintados com essências de cor e efeito nacarado" e também conhecido como maiorcas.


Estes são os tipos de pérolas mais conhecidos, no entanto todas elas requerem muitos cuidados na sua utilização. Todos os tipos de pérolas devem ser guardadas separadamente das outras jóias, e é muito importante que sejam envolvidas em tecido. Para a limpeza de todos os tipos de pérolas use um pano macio úmido e evite produtos químicos, especialmente os de limpeza da casa, os produtos para os cabelos, os cosméticos e perfumes, todos estes produtos são agressivos e tiram o brilho às pérolas.

Nenhum comentário: