EMPREENDEDOR


O que é ser empreendedor
O empreendedor é aquele que inicia algo novo, que vê o que outros não veem, que realiza antes, que sai da área do sonho e do desejo e parte para a ação.

Características do empreendedor
Ter um espírito criativo e pesquisador é uma das qualidades fundamentais a um empreendedor
Ele está constantemente buscando novos caminhos e novas soluções, sempre tendo em vista as necessidades das pessoas. A essência do empresário de sucesso é a busca de novos negócios e oportunidades, além da preocupação com a melhoria do produto.

UMA SUGESTÃO RENTÁVEL PARA INICIAR UM NEGÓCIO SÃO OS "CUPCAKES"


O assunto de hoje é um bolinho que vem conquistando "literalmente" o mundo e vem se tornando uma ótima fonte de renda. O Cupcake é de origem inglesa, surgiu no Reino Unido, e por lá é conhecido como "fairy cakes" (bolo das fadas). Em meados do século XIX, chegou aos Estados Unidos e ficou conhecido como cupcake (bolo de xícara). Esse nome surgiu porque a medição da receita era feita por xícaras.


Os cupcakes viraram uma febre e conquistaram espaço nas panificadoras de todo o Brasil, ganhando espaço e já é um dos doces que não pode faltar em diversas comemorações, por ser delicioso, chique, moderno e prático.

                  

Nos Estados Unidos, o "boom" dos cupcakes aconteceu quando esses fofinhos deram o ar da sua graça no seriado de TV "Sexy and the city"


O cupcake virou mania e vem conquistando seu espaço, inclusive como bolo de casamento.
Chique, não?
                                            

Estão em todos os lugares...


Agradando todos os gostos.


Requintados...


Coloridos...


Temáticos.


Diferentes!


É uma tendência americana que está se tornando badalada aqui no Brasil.


Cupcake está virando febre para os doceiros de plantão, e com mais e mais inovações fica dificil não cair em tentação.


O que torna esses deliciosos bolinhos diferentes do muffin, é que a massa é mais leve e não muito doce, e a cobertura e os recheios dão o toque final e criativo.


RECEITA DE CUPCAKE DE BAUNILHA-- SITE TUDO GOSTOSO


Massa:

* 125g de farinha de trigo

* 125g de açucar

* 125g de manteiga
* 2 ovos
* 1/2 colher de chá de baunilha
* 2 colheres de sopa de leite
* 1 colher de fermento
Juntar tudo e bater na batedeira, menos o leite.Depois de batido acresentar o leite e misturar com uma colher delicadamente. Colocar em 15 forminhas de papel, apenas 1 colher de sopa da massa em cada forminha.Assar em forno quente por 20 minutos.Esperar esfriar e depois corte uma tampinha com uma faca pequena com cuidado nao quebrar.Depois aplique o recheio,recoloque a tampa e cubra com a cobertura.


CUPCAKE DE CHOCOLATE

Para fazer a massa do cupcake, você irá precisar de:
- 150 g de manteiga, em temperatura ambiente

- 150 g de açúcar

- 175 g de farinha de trigo com fermento (se não tiver, use a farinha de trigo normal e acrescente 1 colher de chá de fermento em pó)

- 3 ovos
- 3 colheres de sopa cheias de chocolate em pó
- 1 colher de chá de essência de baunilha

Pré-aqueça o forno em 180°C e disponha as forminhas de papel na forma. Bata bem os ovos até ficar claro na batedeira, o que será bem rápido, pois é só para misturar, e depois acrescente todos os outros ingredientes, batendo por mais uns 2 a 3 minutos, deixando a massa clara e fofa. Distribua a massa entre as forminhas completando até 2/3 do volume e leve para assar. Após uns 18 a 20 minutos e os cupcakes tiverem crescido e corado, tire do forno e deixe esfriar em grades de confeiteiro.


Vamos aprender um pouco mais sobre cupcakes.

Manteiga, farinha, açúcar e ovo são os ingredientes básicos. Mas, antes de misturá-los, eis algumas dicas interessantes que você deve observar.

A manteiga deve ser sem sal e estar em temperatura ambiente;



Farinha com fermento ou sem fermento (não esqueça que farinhas sem fermento devem ser acrescidas de fermento). Pode-se usar outros tipos de farinhas, como a de rosca, arroz, milho, amêndoa ,castanhas moídas, entre outras.

O açúcar mais comum é o uso de açúcar refinado, mas como alternativa é possível usar açúcar mascavo, adoçante, mel e xarope de milho, sendo que para o mel e o xarope, normalmente é necessário esquentar um pouco, para ficar com uma consistência mais líquida e fácil de misturar.

A função dos ovos em qualquer receita é unir todos os ingredientes. Deve estar em temperatura ambiente.


Aprendendo a rechear Cup Cakes:

Normalmente os cupcakes são sem recheio, mas isso não impede que você deixe eles ainda mais cheios de sabor. 

Corte o centro do cupcake, fazendo um círculo, com a ajuda de uma faca pequena.



O macete é inclinar a faca, para que a parte cortada saia no formato de um cone.

Com esse cone tirado do cupcake, corte a parte de baixo, para que após seja colocado o recheio, você consiga fechar o espaço com a tampinha do cone.

Coloque o recheio com a ajuda de uma colher ou saco de confeiteiro e feche com a tampinha retirada.


Técnica 02: Recheando com bico de confeiteiro

Essa técnica é um pouco mais fácil e você consegue trabalhar com mais agilidade. Use um saco de confeiteiro com um bico tipo perlé com a abertura de tamanho médio. Coloque o recheio no saco, insira o bico no centro do cupcake e faça pressão para encher de recheio.

Conforme for enchendo de recheio, vá tirando o bico, mantendo a pressão para que o espaço ocupado pelo bico vá se completando de recheio.


Recheio:

* 200g de chocolate ao leite ou meio amargo
* 1/2 lata de creme de leite

Derreter em banho maria,e acrescentar o creme de leite.


Dê asas à imaginação!
Recheie com morangos, geléia de morango, maracujá, pasta de amendoim, ganache, limão, coco...


Coberturas dos CUP CAKES



O toque final nos cupcakes é a cobertura e a sua decoração. Apesar de serem usadas normalmente as coberturas mais tradicionais, o uso de bico de confeiteiro, corantes e confeitos transformam os cupcakes em obras de arte.




Glacê: é feito basicamente de claras de ovos, açúcar de confeiteiro e suco de limão. Há variações de receitas que falam para usar ao invés de claras o uso de claras pasteurizadas ou clara em pó, ao invés de açúcar de confeiteiro o uso do açúcar impalpável, que pode ser feito em casa misturando amido de milho (maizena) com açúcar de confeiteiro, e complementando o suco de limão por ácido cítrico ou substituindo.


Buttercream: tem como ingrediente principal a manteiga, como o próprio nome já diz, que batida com açúcar de confeiteiro e essência, geralmente de baunilha, formam uma cobertura bem cremosa. 

Receita: Buttercream básico
Para fazer uma receita de buttercream básica, você irá precisar de:



- 1 xícara de manteiga sem sal em temperatura ambiente

- 6 a 8 xícaras de açúcar de confeiteiro (peneirado)
- 1/2 xícara de leite
- 1 colher de chá de essência de baunilha

Bata na batedeira a manteiga , por cerca de 2 a 3 minutos, até que ela fique cremosa e macia. Acrescente 6 xícaras de açúcar de confeiteiro, o leite e a essência batendo em velocidade baixa e desligue quando a mistura ficar clara e fofa. Caso queira deixar mais consistente, adicione aos poucos as outras 2 xícaras de açúcar, até alcançar o ponto desejado.


Ganache: geralmente feito com chocolate meio-amargo, creme de leite, açúcar de confeiteiro e uma pitada de sal, a cobertura tem uma aparência brilhante e ela é fácil de usar por ter uma consistência mais líquida que endurece após trabalhada.



Para fazer o ganache, você irá precisa de:
- 1 xícara de chocolate amargo bem picado
- 1 xícara de creme de leite
- 4 colheres de chá de açúcar de confeiteiro (opcional)
- 1 pitada de sal (opcional)

Primeiro, pique o chocolate amargo bem pequeno, para que ele derreta mais facilmente.

Esquente o creme de leite em fogo médio até que comece a ferver. Assim que começar a ferver, desligue e coloque o chocolate picado, mexendo para o chocolate derreta completamente.

Quando o chocolate tiver derretido por completo, se quiser, misture o açúcar e o sal. Também é opcional colocar umas 2 a 3 colheres de sopa de licor.


Com o ganache é possível trabalhar de 3 formas.



O tipo glacê você pode cobrir bolos e cupcakes com uma colher, assim que estiver de pronto, e o resultado será uma camada lisa e brilhante. Caso coloque o açúcar na receita ele vai endurecer depois, formando uma casquinha.


Para os outros dois jeitos de usar, o ideal é levar o ganache a geladeira para ele esfriar e endurecer, ficando com uma consistência durinha como a da trufa. Tire da geladeira e cubra o bolo com a ajuda de uma espátula ou com um bico de confeiteiro.


O segundo jeito de trabalhar com o ganache frio é bater na batedeira, como se fosse bater creme de leite para fazer chantily. Ele ficará mais claro e bem fofo, podendo ser trabalhado com bico de confeiteiro.



Dica:
Não coloque no freezer com a esperança de endurecer mais rápido, pois a temperatura muito mais baixa vai deixar a cobertura toda embolotada.


Pasta Americana: Os ingredientes básicos são a gelatina, açúcar impalpável, água, glucose de milho e gordura hidrogenada (ou manteiga). Ela também é encontrada pronta para uso.


Fondant: essa cobertura é líquida e se assemelha ao glacê pela consistência e opacidade. É feita de açúcar de confeiteiro, leite (ou uma mistura de água e glucose de milho) e manteiga.


Creem Cheese: Inusitado, mas muito gostoso. Batido com açúcar de confeiteiro, o cream cheese fica uma cobertura bem cremosa.


Brigadeiro: a tradicional receita de leite condensado com chocolate é excelente também para cobertura de cupcakes.


Ganache Branco: uma receita simples e deliciosa.



Para fazer o ganache com chocolate branco, você irá precisar de:
- 750g de chocolate branco
- 225ml de creme de leite

Pique o chocolate branco e coloque em uma tigela, reservando. Aqueça o creme de leite em uma panela pequena até quase ferver. Despeje o creme de leite quente no chocolate branco, mexendo para que todo o chocolate derreta. Se ao derreter o chocolate você achar que já ficou frio, coloque 20 segundos no microondas para esquentar e ajudar a derreter todo o chocolate.

O jeito de trabalhar o ganache branco é o mesmo do chocolate amargo.

F/Fricote



Espero que você tenha gostado deste post.

E, se você está procurando algo pra fazer, saiba que fabricar este bolinhos graciosos, podem ser uma boa fonte de renda.

Então, mãos à obra!







Nenhum comentário: