quarta-feira, 8 de outubro de 2014

EXPOSIÇÃO DA OBRA DO ARTISTA NAIF ERNANE CORTAT

A beleza e encantamento das cores, a liberdade dos traços, trás a realidade dos corações sensíveis um conceito de arte tido primitivo.

O desejo do homem de se manifestar através de desenhos e pinturas vem desde os primórdios da humanidade, como por exemplo, as pinturas rupestres. 
O termo Arte Naïf foi utilizado pela primeira vez , no fim do século XIX, para identificar a obra de Henri Rousseau, pintor autodidata admirado pela vanguarda artística dessa época, que incluía gênios como Matisse, Picasso, Gauguin, entre outros. Com um começo deste, a Arte Naif despontou, abordando contextos artísticos de modo espontâneo e com liberdade estética e de expressão e os seus seguidores hoje definem-na como “a arte livre de convenções.” 
Os artistas são autodidatas e sua pintura não é ligada a nenhuma escola ou tendência. Podem pintar sem regras, nem constrangimentos. Podem ousar tudo. São os "poetas anarquistas do pincel." 
Um conhecido artista naif contemporâneo é Ernane Cortat. que consta entre os maiores nomes do gênero no cenário nacional e internacional. Nascido na vila de Santa Clara, distrito de Porciúncula, estado do Rio de Janeiro. Filho de Geraldo Vieira Cortat e Neréa Ramos Cortat. É formado em Psicologia Clínica. Mora na cidade do Rio de Janeiro - Brasil. Começou a pintar profissionalmente em 1976. Criado em uma família de pintores, seu irmão, Sylvio Cortat, foi uma das pessoas que mais o influenciou, quem o incentivou a começar a se dedicar mais à pintura, que só aconteceu quando se mudou para os EUA. Sylvio também desenvolveu obras de arte Naif, indo em direção a tendências diferentes. Ernane Cortat já fez 53 exposições individuais e mais de 200 exposições coletivas em cidades como Rio de Janeiro, Brasília, Bogotá, Santiago do Chile, New York, Washington, Miami, Paris, Londres, Nápolis , Tel Aviv, Caracas , São Paulo entre outras. 



Senhoras e senhores, esta é a obra de Ernane Cortat.












Um comentário:

Unknown disse...

ERNANE, teu imenso talento enfeita a vida, teus quadros fazem ela parecer mais alegre e colorida... e é um grande privilégio ser tua amiga.

Ana Caminha