quarta-feira, 8 de outubro de 2014

GENTILEZA, EDUCAÇÃO E RESPEITO


Navegando pela net, resolvi pesquisar para escrever este post, que tem tudo haver com o momento que vivemos. 
Vivemos momentos de total inversão de valores!
E, eu me pergunto, onde estão a gentileza, a educação e o respeito que trouxemos na nossa bagagem familiar?
Muitas vezes, me revolto com a atitudes de uns.
A falta de respeito no tratamento para com o outro, nas brincadeiras ácidas nas redes sociais, no humor mórbido.
Fico extremamente triste ao perceber que não se respeita mais a vida dos outros, não se tem mais sentimentos sinceros, tudo é motivo para piada, até a desgraça alheia.
Aprendi que os direitos e deveres de um, terminam onde começam o do outro...e que se seguirmos esta regrinha básica, conseguimos viver em harmonia, em comunidade.
Ocorre que, hoje, aplica-se muito a "Lei de Gérson"! Levar vantagem, se dar bem é o que conta. 
E o outro? 
Ah, o outro, boa pergunta: 
O outro é enganado, se dá mal!
Em uma fila, se "um" puder passar na frente, o "outro" que se dane!
Em um ônibus lotado, a mulher grávida, o idoso que fiquem em pé, enquanto "um" finge que dorme para não ceder o lugar. E ainda tem a cara de pau de sentar nos lugares reservados aos idosos e gestantes. 

Sabe o que falta?

GENTILEZA, EDUCAÇÃO E RESPEITO


Como dizia José Datrino, mais conhecido como Profeta Gentileza: "Gentileza gera gentileza!" e ele passou parte de sua vida fazendo inscrições sob um viaduto situado na Avenida Brasil, na zona portuária do Rio de Janeiro.

Gentileza é a capacidade de perceber a necessidade de alguém ou retribuir algo que lhe foi feito, sem ser pedido. 

Ser gentil é não deixar uma mulher carregar peso, se levantar e dar lugar aos mais idosos, ser educado no trânsito, primeiro as senhoras a serem servidas, abrir uma porta para alguém, oferecer-se para ajudar.

É, uma coisa leva a outra! 



Educação é a base de tudo! 
É a orientação que todo indivíduo precisa para viver bem. Que trás de casa, aprende na escola. São valores que levará para sempre. Que certamente formará seu caráter! 
A educação engloba os processos de ensinar e aprender.
Uma pessoa educada é afável, agradável, amável, atenciosa, bem criada. É gentil, respeita o outro!


O respeito é um dos valores mais importantes do ser humano e tem grande importância na interação social. O respeito impede que uma pessoa tenha atitudes reprováveis em relação a outra. Muitas religiões abordam o tema do respeito pelo próximo, porque ele representa uma das regras mais básicas e essenciais para uma convivência saudável.

Uma das importantes questões sobre o respeito é que para ser respeitado é preciso saber respeitar, o que em muitos casos não acontece. Respeitar não significa concordar em todos as áreas com outra pessoa, mas significa não discriminar ou ofender essa pessoa por causa da sua forma de viver ou suas escolhas (desde que essas escolhas não causem dano e desrespeitem os outros).

O respeito também pode ser um sentimento que leva à obediência e cumprimento de algumas normas (por ex: respeito pela lei). Falar sobre um tema com respeito (como diferentes religiões, crenças e condutas) é falar de forma ponderada e sensível.

Nenhum comentário: