segunda-feira, 3 de setembro de 2012

BEBÊS TAMBÉM TÊM UNHAS ENCRAVADAS



Dor, fome, sono, cólica… são inúmeras as causas pelas quais as mamães precisam acalmar seus pequenos. Mas o que muitas delas não sabem é que eles também choram por problemas nos pezinhos, como unhas encravadas.

Elas não são apenas motivo de reclamação dos adultos. Yumi Ikeda, podóloga especializada em podologia infantil e para diabéticos, comenta que esse problema surge por cortes irregulares, meias e sapatos apertados, roupas muitos justas e até mesmo pelo atrito dos pés do bebê em cadeirinhas e carrinhos. Ela ainda diz que a herança genética pode ser uma das causas. “Quando os pais têm unha encravada, provavelmente, seus filhos apresentarão algum tipo de problema nos dedinhos”, afirma.

Yumi aconselha as mamães a prevenirem esse tipo de problema em seus bebês. A podóloga indica massagear o cantinho dos dedos, sempre com as mãos bem higienizadas; cortar as unhas deles regularmente, usando uma tesoura ou cortador infantil; além de evitar roupinhas, meias e sapatos apertados.

Geralmente é o pediatra quem encaminhará a mãe e o seu bebê para o podólogo, após a consulta e o diagnóstico, para realizar o tratamento ideal. “Algumas crianças chegam sentindo dor no dedinho por conta da inflamação. Então, iniciamos o tratamento com muito cuidado e orientamos a mamãe sobre a forma e a periodicidade indicadas para o corte das unhas”.


Fonte: Uol

Nenhum comentário: