domingo, 9 de setembro de 2012

HORTA: DECORAÇÃO E SUSTENTABILIDADE (5)



As hortas verticais são especialmente indicadas para quem vive em apartamentos, afinal você só precisa de um cantinho na parede de seu terraço ou varanda. Assim, a escolha do ambiente já o primeiro passo para a construção de sua horta, pois este precisa ser iluminado e ventilado, para possibilitar a germinação das plantas.

Depois você deve pendurar os suportes na parede. Estes você encontra facilmente em lojas com artigos de decoração, ou pode ainda aproveitar materiais recicláveis, como garrafas pets, e fabricar seus próprios suportes.
O terceiro passo é escolher as plantas que serão cultivadas. A horta vertifical funciona tão bem como uma horta tradicional, então você pode optar por plantar alface, almeirão, hortaliças, além de algumas variedades de frutas e legumes, como morangos, cenouras e rabanetes. Não se esqueça também de selecionar a terra que irá utilizar, pois esta deve ser adubada e preparada para o plantio.

Por fim, não se esqueça da conservação da sua horta. É preciso estar sempre atento a irrigação e adubação adequada da mesma – que varia de acordo com cada espécie, além de sempre alerta a proliferação de pragas como pulgões e formigas. Assim, você irá apenas aproveitar uma alimentação saudável, econômica e livre da contaminação por agrotóxicos e outras substâncias.

Nenhum comentário: